Portaria Remota em condomínios: quais são os mitos e verdades?

Os condomínios são espaços com grande fluxo de pessoas, por isso a segurança deve estar sempre em pauta. Diante disto, entre os assuntos mais discutidos atualmente nas reuniões de condomínio está a portaria remota. Dessa forma, viemos esclarecer algumas verdades e mitos sobre esse tema, para ajudá-los na decisão da contratação ou não desta tecnologia!

Verdades: 

1. Podem acontecer falhas de equipamentos, internet ou energia elétrica.” – Sim. Como é um serviço eletrônico, as ferramentas e a conexão com a internet podem falhar. Recomenda-se que os condomínios façam a contratação do serviço com uma empresa que ofereça alternativas de prevenção a esses problemas que podem ocorrer.

2. “Os porteiros físicos ajudam os moradores e pessoas portadoras de necessidades especiais. Através da portaria remota, isso não será possível.” Isso é verdade! Porque esse é um costume de muitos moradores, contar com a ajuda dos porteiros para diversas atividade. Mas, este também é um dos principais erros que colaboram com a insegurança no condomínio, porque o profissional se ausenta da sua posição para atender demandas que vão além da sua função. Assim, deixando a entrada e saída de pessoas e a segurança comprometida. Uma opção neste caso, é pode ter um funcionário exclusivo para auxiliar os moradores, pois essas funções não são do porteiro.

Mitos:

1. “A portaria digital causa desemprego!” – Essa é uma das questões mais levantas a respeito deste tema! Mas, a portaria remota e a portaria física (com a presença do porteiro) podem coexistir, trabalhar simultaneamente! Pois, nem todo condomínio tem o perfil para implementação de portaria digital, dessa forma, ainda haverá espaço para a atuação dos porteiros. Além de tudo, estes profissionais devem sempre estar em busca cursos e se atualizar, porque hoje em dia as inovações chegam a uma velocidade arrebatadora e as práticas do mercado estão se renovando cada vez mais rápido! Assim, ele poderão até mesmo trabalhar também como controladores de acesso em empresas de portaria remota. Sempre que uma nova tecnologia entra no mercado, são criadas novas oportunidades de emprego, como na área de produção dessa ferramenta, desenvolvimento, entre outras.

2. “Um prédio sem porteiro desvaloriza os imóveis do condomínio.”– A venda e a locação de imóveis conta com a taxa do condomínio cada vez mais alta, por conta da recessão econômica. Com menos funcionários, o condomínio economiza com salário – que é um dos seus principais gastos. E a grande maioria dos lugares não conta com apenas um porteiro – afinal, existem turnos e rotatividade. A portaria digital vai diminuir o número de funcionários e assim reduzir o valor da cota condominial. Um grande atrativo para compradores e inquilinos.

3.“A insegurança nas dependências do condomínio aumento, em razão do operador da portaria remota não conhecer a rotina dos condôminos.” – A maioria dos assaltos em condomínios ocorre pela porta frente. Geralmente com os criminosos rendem o porteiro ou até mesmo ele permitir a entrada de pessoas sem a devida triagem, por achar que os rostos são familiares ou que já conhece determinados prestadores de serviços. Essa aproximação dos moradores e prestação de serviços que podem aumentar a insegurança no condomínio.