Quais são as manutenções indicadas para fazer durante e após o inverno?

Casas, apartamentos, condomínios e todo tipo de estabelecimento demanda atenção para as manutenções periódicas. Durante o inverno, e logo após essa estação, que é a mais gelada do ano, isso se faz ainda mais importante. Quer saber por que e quais as manutenções mais indicadas? Continue lendo este texto.

Reparos externos

Inverno é o momento em que as chuvas costumam dar uma trégua. Nesse sentido, aproveitar o tempo seco para realizar reparos externos do imóvel ou empreendimento é o ideal. Seja com tinta ou mesmo reparos com cimento, argamassa, etc. Também facilita a que reparos de goteiras, em telhados ou calhas sejam realizados a tempo de secar tudo, sem te dar nenhuma surpresa. O clima joga a favor desse tipo de manutenção, então é hora de aproveitar!

Reparos internos

Essa mesma lógica também faz com que os pequenos reparos internos sejam mais facilmente considerados, como reparos de rachaduras, pinturas ou mofos. A ausência – ou redução – da umidade facilita essas ações.

Lembre-se do ar-condicionado

Ele está sem uso neste momento e muito provavelmente só voltará a ter uso em alguns meses. É hora, então, de avaliar se há necessidade de algum tipo de troca de componentes, como óleo ou lubrificação dos componentes, ou mesmo de realizar uma completa limpeza para eliminar odores, acúmulo de resíduos e de bactérias e/ou fungos. Isso é extremamente importante para a saúde de quem utiliza o aparelho em dias mais quentes.

Manutenção e reparo das piscinas

Seu uso também está desativado nestes períodos gelados. O ideal é considerar reformas de buracos, pisos quebrados ou qualquer tipo de danificação estrutural neste período. Assim, há tempo de revitalizar e o que mais for necessário antes da chegada do verão, onde a piscina dificilmente ficará sem uso!

Atenção às instalações de gás

O momento ideal de dar atenção às instalações de gás é antes da chegada do inverno, porém, com a chegada das temperaturas mais baixas, muitas pessoas abusam dos banhos quentes. Isso significa que, mesmo com tudo em dia, é possível que as instalações funcionem em sua capacidade máxima e, nesse sentido, é importante manter a atenção, conferindo se tudo funciona adequadamente, evitando vazamentos ou problemas maiores.

Estes são alguns dos reparos mais fundamentais que devem ganhar atenção neste período de inverno e mesmo logo após o frio mais intenso. Esses reparos deixarão o imóvel ou o empreendimento em melhores condições para enfrentar os desafios que as próximas estações certamente trarão. Em condomínios, é papel do síndico dar atenção a este tipo de manutenção e reparos. Isso garante a qualidade do imóvel e também da vida de quem nele habita.