Como proceder com as obras de condôminos? Veja algumas orientações!

Se existe um assunto que gera conflitos e grandes discussões entre condôminos e síndicos são as obras. Para que atritos sejam evitados, preparamos esse artigo para você orientar os condôminos a realizarem as obras com tranquilidade e manter a harmonia no condomínio.

Vamos lá!

O que saber antes de começar uma obra no condomínio?

Para começar uma obra é necessário saber de algumas boas práticas simples para evitar complicações futuras.

Confira essas dicas que podem te ajudar:

  • Conheça as normas para reformar a sua residência 
  • Confira se a obra precisa passar pela aprovação da assembleia 
  • Comunique o vizinho ao lado sobre a realização da obra
  • O síndico precisa ser comunicado  
  • Encontre um profissional habilitado para executar sua obra

NBR 16.280: 2015 – O que ela diz?

É quase impossível passar despercebido uma obra no condomínio, não é?

A norma NBR 16.280:2015, estipulada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), diz que, para qualquer intervenção construtiva, o proprietário/morador deve apresentar ao síndico um plano de reforma e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), assinados, respectivamente, por um engenheiro ou arquiteto.

Assim, fica a dever do síndico, receber e guardar esses documentos e se certificar que o que foi acordado está sendo executado da maneira correta.

Como fazer obras sem ter problemas com os vizinhos

Se preocupar com o vizinho normalmente é um dos últimos requisitos que muitos condôminos consideram na hora de iniciar uma obra.

Entretanto, se ignorado esse fato, o problema pode se tornar um processo judicial. Para que isso não ocorra existem alguns cuidados que você pode tomar.

Confira só essas sugestões:

Respeite o Horário 

Alguns condomínios permitem obras das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Outros autorizam reformas apenas em dias da semana, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.  Verifique as regras do condomínio. 

Cuide do seu entulho

Lembre-se de que você é o único responsável por todo lixo e entulho que a sua obra pode acumular. Portanto, ao final de cada dia, despeje-o no lugar certo.

Verifique se não há poeira ou resto de obra nos corredores e elevadores, aproveite e coloque panos nas portas e comunique seu vizinho quando for movimentar grandes entulhos.

Planejamento 

Criar um projeto detalhado é fundamental para evitar atrasos na obra e, consequentemente, mais incômodo. Procure por profissionais adequados e o suporte de empresas especializadas que possam facilitar seu trabalho. 

Obra de condôminos durante a pandemia, e agora?

Não preciso dizer que após a chegada do novo Covid-19, as pessoas precisaram passar mais tempo em casa, não é?

No entanto, há um objetivo em comum entre síndicos e moradores: evitar a circulação desnecessária de pessoas nas áreas comuns para atuar na prevenção ao coronavírus.

O ideal é que as obras consideradas não essenciais sejam paralisadas e deve-se atender apenas àquelas consideradas fundamentais para o funcionamento do empreendimento, como a manutenção de elevadores e instalações.

O mesmo vale para as residências, reformas de caráter estético ou muito barulhentos, como trocar piso, devem ser adiadas. 

Agora que você já conhece algumas orientações básicas, entre em contato conosco para te ajudar a lidar com essa e outras questões de uma maneira muito fácil através dos nossos  planos de gestão para condomínios, aproveita também, e compartilha com outros síndicos que possam estar precisando dessas orientações.