Fui eleito síndico. E agora?

Ao ser eleito em assembleia condominial, o síndico de primeira viagem embarca em uma jornada desconhecida que implica em diversas responsabilidades, tarefas e papéis a desempenhar na função. O mais novo síndico irá trilhar um caminho que, com empenho, organização e dedicação, poderá colher bons frutos para o condomínio e toda a comunidade! 

Primeiros passos

O síndico é o representante legal do condomínio. É ele o responsável por toda a documentação e por representá-lo em juízo, quando solicitado. Ou seja, há um longo e minucioso trabalho pela frente. Mas concentre-se, neste momento, em registrar a ata da assembleia que o elegeu. Tal formalidade se mostra necessária para a prática dos atos que virão, como a atualização da representação condominial perante a Receita Federal do Brasil, atualização da certificação digital nos órgãos municipais e alteração dos dados cadastrais junto às instituições bancárias.

Também é de suma importância nessa fase inicial do mandato a obtenção das certidões negativas de débito em nome do condomínio (INSS, FGTS, tributos federais e municipais), bem como a relação de eventuais ações judiciais movidas contra (ou pelo) condomínio.

Em síntese, compete ao síndico, em um primeiro momento, cuidar das questões burocráticas para validação de seu nome como representante do condomínio, buscando completa ciência de todas as instâncias jurídicas e burocráticas que o condomínio está envolvido.

Se aprofundando

Conhecer o regramento interno do condomínio, mediante uma leitura atenta da convenção e do regimento interno, bem como se familiarizar com a legislação de regência dos condomínios, são práticas essenciais e que auxiliarão na tomada das futuras decisões.

É necessário fazer um raio x da edificação, no âmbito administrativo, financeiro e operacional. Faça uma inspeção em todo condomínio, ou contrate uma empresa para emitir um laudo dessa operação. A realização das manutenções preventivas e corretivas requer conhecimento e é uma obrigação da administração do condomínio. Conhecer, analisar e zelar pelo patrimônio é uma das responsabilidades mais eminentes do síndico.

Além disso, o síndico deve conhecer e entender toda a rotina do prédio, de seus funcionários e quais as principais demandas dos condôminos.

Zelar pelo patrimônio é uma das responsabilidades mais eminentes do síndico.

Comunicação e transparência

Comunicação é uma arte e todo síndico deve praticá-la. Não basta ser um bom gestor, conhecer bem o condomínio e ter amplo domínio da legislação. Saber se comunicar com as pessoas é fundamental. Demonstrar sempre a transparência e a lisura da gestão através do envio do balancete mensal, comunicados e circulares, e realizar consultas através de assembleias periódicas e enquetes interativas. 

Ou seja, cabe ao síndico ser um facilitador da comunicação do condomínio, auxiliar condôminos e moradores na resolução de problemas, zelar pelo patrimônio comum e gerir pessoas, com o objetivo de oferecer soluções.

Não se desespere!

Não há atalhos para adquirir experiência: só se alcança a excelência atuando na prática, portanto, não se desespere! Ultrapassado o momento de adaptação e conhecimento do condomínio, contando com uma administradora de confiança que possua experiência, essa jornada pode ser muito mais tranquila. Contar com uma administradora significa ter um braço direito em que você terá todo apoio necessário para atuar.

A Bervel entende que cada condomínio possui suas próprias necessidades e estilo de gestão. Por isso, oferece diferentes pacotes de serviços como:

Plano Básico: Destinado ao síndico que utiliza a administradora apenas para realizar serviços administrativos, financeiros e contábeis (backoffice).

Plano Avançado: Solução para síndicos e condôminos que querem mais tranquilidade para administrar o dia a dia do seu condomínio por meio de uma gestão compartilhada.

Plano Prime: Para síndicos que procuram consultoria e serviços diferenciados, desenvolvidos sob medida para a sua necessidade.

Planos do tamanho exato da necessidade do seu condomínio.

A equipe Bervel está preparada para atendê-lo da melhor maneira. Se você tem alguma dúvida ou precisa saber mais sobre os planos, ou ainda, se já decidiu e quer contratar o pacote de serviços ideal, entre em contato conosco!