A tecnologia tomou conta da nossa vida. Hoje em dia, é impensável para a maior parte das pessoas passar o dia sem olhar o celular, acessar um computador, GPS ou algum aparelho eletrônico. E, como não poderia ser diferente, essa tecnologia também invadiu a rotina dos condomínios, alterando processos que durante anos foram reproduzidos da mesma forma.
Uma das coisas que a tecnologia alterou na rotina dos condomínios foi o controle de acesso, com o surgimento da portaria remota. Embora essa tecnologia exista há vários anos, foi somente na última década que ela ganhou maior espaço no mercado de segurança, e veio substituindo o modelo clássico de portaria de muitos condomínios de pequeno ou médio porte.
O que é a portaria remota?
É um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos que funciona remotamente. Ou seja, não haverá a presença física de nenhum porteiro e todo o trabalho será realizado em outro local através das câmeras de monitoramento. Funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, e permite que o imóvel ou empresa tenha acompanhamento integral de profissionais capacitados para agir em casos suspeitos ou diretamente de riscos.
Quais as vantagens?
O aumento da segurança é um dos principais motivos na escolha da utilização do sistema. Por estar monitorando o sistema à distância, o operador da portaria não mantém contato direto com o visitante, portanto, não há possibilidade dele liberar o acesso de amigos ou pessoas conhecidas que não tenham entrada permitida ou ainda ser rendida numa ação criminosa.
Outra vantagem é que ao contratar serviço de portaria remota, o contratante deixa de ser o responsável por todos os encargos trabalhistas, e tudo fica a cargo da empresa da portaria remota.
Todo os dados de áudio e vídeo são armazenados para averiguação posterior, o que possibilita, inclusive, a confecção de relatórios e índices sobre a quantidade de liberações realizadas para visitantes ou número de veículos que adentraram uma fábrica em determinado período, por exemplo, oferecendo ao contratante plena visão sobre os acessos e a circulação dentro do seu empreendimento.
É indicado para todos os tipos de prédios?
Pode ser utilizado em imóveis residenciais ou também comerciais, desde condomínios, escritórios ou indústrias. Por se tratar de um controle de acesso que demanda maior atenção a cada novo acesso, é indicado para empreendimentos de pequeno e médio porte.
* * * Você, síndico, deseja entender mais sobre segurança condominial e qual tipo de controle de acesso é o mais adequado para o seu condomínio? Entre em contato com a Bervel. Oferecemos planos de gestão para condomínios de todos os tamanhos e com atendimentos que se encaixam exatamente naquilo que você procura!