O que o síndico pode fazer em casos de inadimplência

Ter um morador devendo pode ser um grande problema para o síndico, pois uma situação dessas pode causar desentendimentos entre ambas as partes, além de um desfalque no caixa do condomínio, podendo faltar dinheiro quando necessário. Porém, evitar uma situação de inadimplência pode ser difícil nos dias de hoje por conta da crise, o que tem levado muitos síndicos a relevar dívidas.

Como lidar

O síndico deve estabelecer regras e exigir o cumprimento das mesmas. Conscientizar os condôminos sobre o que acontece quando o pagamento é atrasado é muito importante, além de, claro, não fazer nenhuma distinção em relação aos moradores, sem o alívio de dívidas. O síndico pode, até mesmo, recorrer às multas e ser insistente, e sempre lembrando aos moradores as datas de vencimento e o que é preciso pagar.

E, mesmo com todas a conscientização e cobrança, todo condomínio precisa ter um fundo de emergência para se prevenir de futuros problemas com a falta de dinheiro. Para isso, é necessária a permissão da assembleia e, então, um valor extra pode ser cobrado aos inquilinos.

Caso nenhum dos métodos propostos estejam funcionando, apelar para um acordo extrajudicial pode ser uma ótima escolha, já que irá poupar muito mais tempo, afinal, o importante é regularizar o pagamento. E, caso ainda assim o inquilino mostre resistência, é possível colocar seu nome no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como exemplo o SPC.

Ao fim, é importante que durante todo este processo o devedor não seja exposto ao vexame, porque isso pode resultar em um processo por danos morais. Com cuidado e muito planejamento, é possível sim prevenir o condomínio dos casos de inadimplência! Gostou das nossas dicas de hoje? Comente abaixo sua opinião! ????